sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ozonioterapia

O QUE É OZÔNIO?

É um  composto químico de três átomos de Oxigênio (O3). Um composto altamente energético do oxigênio atmosférico normal (O2). Assim, as moléculas destes dois compostos são diferentes na estrutura:



Em condições normais o (O3) é um gás incolor com um odor característico perceptível, por exemplo, após temporais, em altas altitudes ou próximo ao mar. Seu nome é de origem grega, do ozein, "o que emite cheiro", e foi descoberto em 1840 pelo químico alemão Friederich Chritian Schonbein (1799 - 1868). Mais perto do nível da terra podeocorrer na forma de neblina e fumaça, em concentrações de 1 porção de (O3) por 10 milhão de porções do ar, isto é, 0.1 ppm (parte por milhão) o que equivale a 200 µg/m3). 
A uma altura de 2.000 metros, entretanto, está muito menos concentrado, em geralmente só em torno de 0.03 a 0.04 ppm. Por ser um agente de oxidação extremamente poderoso e um desinfetante altamente eficaz, é usado em todo o mundo para esterelizar as instalações de tratamento de água que fornecem a água para consumo .

O QUE É TERAPIA DO OZÔNIO OU OZONIOTERAPIA?

É o uso do ozônio para fins medicinais. O ozônio medicinal é sempre uma mistura de ozônio e de oxigênio puro. De acordo com sua aplicação, a concentração do ozônio pode variar entre 1 e 100 µg/ml (0.05 - 5% O3). O ozonoterapeuta, um médico especialmente treinadopara isso, determina a dosagem completa de acordo com a indicação médica e a condição do paciente.


PROPRIEDADES E EFEITOS

O ozônio medicinal tem propriedades altamente bactericidas, fungicidas e antivirais. Usado extensamente para desinfetar feridas infectadas, assimcomo em doenças bactericidas e virais. Sua capacidade de estimular a circulação é usada no tratamento de problemas circulatórios e na revitalização de funções orgânicasde modo geral. Quando administrado em baixas concentrações, o ozônio pode ativar o sistema imunológico do organismo. Como uma resposta a esta ativação através do ozônio, as células imunes do corpo produzem os mensageiros especiais chamados citocinas (mediadores importantes como interferon ou interleucinas). Estes informam outras célulasimunes, provocando uma cadeia de mudanças positivas no sistema imune, que se torna mais capaz de resistir a doenças. Isto significa que a aplicação do ozônio medicinal é extremamente útil para ativação imunológica em pacientes com um status imune baixo e/ou imunodeficientes. Estas pequenas quantidades de ozônio são aplicadas ao sangue do paciente, em um processo chamado "autohemoterapia" (tratamento externo do sangue do paciente antes da reinfusão). Desta forma são ativados os sistemas antioxidantes e removedores de radicais livres. (Scavengers) do próprio corpo. Assim torna-se possível compreender por que o ozônio é usado nas doenças que envolvem inflamações crônicas.


INDICAÇÕES

- Tratamento de problemas circulatórios e também na área da geriatria;
- Tratamento das doenças provocadas por vírus, tais como hepatites e herpes.
- Tratamento de feridas infectadas, inflamadas, mal curadas e de processos inflamatórios crônicos, tais como colites e outras inflamações intestinais, além de queimaduras.
- Como terapia complementar em vários tipos de câncer, o ozônio é aplicado para a imunoativação geral, em dosagens baixas, na forma de "autohemoterapia maior" na qual o sangue é reifundido por via endovenosa, ou "Autohemoterapia menor", na qual o sangue é injetado via intramuscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário